top of page

Tablet com historinhas promove menos interação do que livro impresso


Crianças dialogam menos com seus pais quando a historinha ou a quadra infantil são lidas em telas. Já quando estão diante de um livro impresso, as interações colaborativas são mais frequentes e os pequenos são mais responsivos às palavras dos adultos que leem pra eles.


Essas diferenças significativas foram apontadas em dois estudos conduzidos na Universidade de Michigan (EUA). No mais recente deles, 72 crianças de 2 e 3 anos de idade e seus pais ou mães foram observados enquanto folheavam um livro de rimas e canções infantis ou viam o mesmo conteúdo em tablets com aplicativos de autonarração e animação.


As principais constatações sobre o uso dos tablets:

  • Interações verbais recíprocas ocorreram com menor frequência. Mesmo as verbalizações dos pais em relação às crianças ocorreram menos.

  • Interações não verbais indicadoras de reciprocidade social ocorreram com menor frequência.

  • As crianças mostraram menor responsividade a todas as verbalizações dos pais. A maioria dessas verbalizações era ignorada pelos pequenos, num grau mais substancial.


Também a qualidade da interação foi menor quando se usava o tablet, como já havia sido apontado pelo estudo precedente, com 32 díades de crianças e mães/pais. Diante da tela há menos diálogo e mais instrução, do tipo “vire a página”, “agora toque na figura” etc.


Embora os dois estudos reforcem as preocupantes limitações do uso de telas, os pesquisadores sugerem que a qualidade do conteúdo venha a fazer alguma diferença. Talvez um personagem na narração/animação possa fazer aos leitores uma pergunta objetiva, que os leve a conversar para responder, por exemplo.


Por ora, entretanto, proliferam conteúdos de baixa qualidade, o que mantém o sinal de alerta sobre o impacto das telas sobre as crianças.


O que os dois estudos mostram é que elas têm efeito sobre as interações entre pais e filhos, que são “correlatos centrais dos resultados futuros do desenvolvimento infantil, nos campos da linguagem, do relacionamento com colegas e do desempenho acadêmico”.


David Moisés



Livro Prepare as Crianças para o Mundo



Leia também no livro:

Como se ensina o prazer da leitura .......... p.125



Clique para adquirir seu exemplar:







70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page