A verdadeira fantasia de Papai Noel
- CUIDADO crianças
- 24 de dez. de 2023
- 1 min de leitura

Antes de você aparecer na frente da molecada vestindo aquela fantasia de Papai Noel, vale a pena pensar em algumas coisas importantes.
A imagem do bom velhinho é um símbolo de bondade, e você pode muito bem representar esse símbolo com toda a reverência que ele merece. Mas não pode enganar as crianças tentando fazê-las acreditar que você É o Papai Noel. Percebe a diferença?

Primeiro porque os pequenos são espertos. Eles percebem que aquele sujeito transpirando sob a barba postiça é muito humano pra ser a materialização da figura mítica. Além disso, eles sacam a voz, os gestos, o sapato manjado do pai ou do tio... Ainda que não falem nada e se comportem como quem está diante do Papai Noel verdadeiro, no fundo eles desconfiam.
E desconfiar é sempre um caminho pra se sentir enganado, pra perder a confiança, para a desilusão e a descrença.

A verdade é que queremos celebrar o grande sentimento que une as pessoas e sustentar a fantasia em torno de uma fonte de generosidade, sem que isso se torne uma mentira. Então é importante assumir que estamos representando, que somos nós mesmos, pais, avós e tios vestidos de vermelho.
Basta não tentar esconder essa realidade e deixar que as crianças façam a magia acontecer dentro de cada uma delas. Pra ter algumas ideias práticas, dê uma olhadinha no nosso livro.
Angela Minatti e David Moisés
Leia também no livro:
À espera do Papai Noel .......... p.324
Clique para adquirir seu exemplar:
Comentários